• O Eco-Escolas, por aqui… na Escola Básica Conde de Vilalva

O Eco-Escolas, por aqui… na Escola Básica Conde de Vilalva Destaque

(1 Vote)

O Eco -Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré escolar ao superior).A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Neste contexto no passado dia 4 de outubro os alunos Filipa Neves e Tiago Paredes do 8.ºD foram a Pombal receber a Bandeira Eco-Escolas inerente ao ano letivo 2017-2018.Na sua opinião, o evento foi bastante positivo, gostaram das exposições de trabalhos, trouxeram novas ideias e divertiram-se a assistir ao Concerto do Paulo Sousa. Os alunos convidam os colegas e a demais comunidade a participar “Se te queres divertir para ano só tens de ajudar e participar no programa, cuidar do ambiente”.

O Eco Escolas é um programa que desenvolve estratégias para trabalhar a cidadania participativa na área do ambiente, visando um dia-a-dia mais sustentável na escola e na comunidade. Privilegia a educação ambiental para a sustentabilidade através de estratégias de envolvimento dos alunos em projetos, para e com a comunidade escolar e envolvente (incluindo o município e junta de freguesia de freguesia.

ecoesacolas1

Queremos:

• Promover a educação para a sustentabilidade e a educação para a promoção de valores e de mudança de atitudes face ao ambiente;
  • Preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais;
  • Identificar problemas ambientais na escola e na comunidade com vista a uma intervenção eficiente na preservação da natureza;
  • Sensibilizar a comunidade educativa e a comunidade envolvente para a adoção de estratégias promotoras de um desenvolvimento sustentável;
  • Melhorar o desempenho ambiental de todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento de escolas;
  • Encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade;

Cuidar do ambiente é no presente.

Atreve-te e colabora!

Modificado em segunda, 15 outubro 2018 10:55