EXAMESNACIONAIS2018

Eco-Escolas (4)

Alunos da ESAG reabilitam pátio interior

Escrito por terça, 29 maio 2018 14:57

Os professores Mariana Neves e Sérgio Machado, no âmbito da área Atividades para o Desenvolvimento da Capacitação, aplicada aos alunos com um Currículo Específico Individual, desenvolvem o Projeto - Há Girassóis na ESAG, integrado no Programa Eco–Escolas.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, 120 alunos das turmas do 8º ano, do agrupamento, visitaram a Herdade do Freixo do Meio, herdade alentejana com 520 ha de montado.

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma nova geração que assumiu o desafio de gerir esta herdade como um Bem Comum.

O guia apresentou a história desta Agrofloresta (Montado) e fez uma visita guiada às diversas actividades agro-silvo-pastoris que se desenvolvem na herdade. Foi possível desta forma, verificar que há uma aposta clara no respeito pelos recursos naturais dos quais dependemos.

Contou-nos ainda que, através da criação de uma Cooperativa de Usuários, tornou-se num espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de uma comunidade. 

Promovem assim o desenvolvimento da região, integram na herdade projetos autónomos e complementares, sob a forma de microempresas, e colaboram ativamente com a investigação -Learning Center, da Universidade Gastronómica da Slow Food, e com a maioria das Universidades Portuguesas.

freixo do meio 1  freixo do meio

Foram abertas inscrições às famílias, da nossa comunidade escolar, para a contagem de Grous (Grus grus) realizada no concelho de Mourão, uma das áreas de invernada, e integrada nos Censos Ibéricos da espécie.

A ESAG assegurou um dos pontos de observação constituindo uma das 6 equipas no terreno, coordenadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tendo-se contado cerca de 900 Grous, entre os que se encontravam na zona de alimentação e os que se deslocavam para o dormitório.

Foi um espetáculo de rara beleza, que demonstrou o quão importante são estes ecossistemas para a biodiversidade e a razão da necessidade da sua conservação.

grous1 grous2