Missão, princípios e valores

Classifique este item
(1 Vote)

Através do seu Projeto Educativo, o AG4 Évora ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, assegurando um ensino e aprendizagem de qualidade.

 Pretende-se que o Agrupamento desempenhe as suas funções educativas em articulação com as estruturas nacionais (MEC), regionais e locais ( CME e Juntas de Freguesia) nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

Pretende-se assim construir um modelo de escola/comunidade educativa, onde se articulem esforços no sentido de dar respostas concretas aos problemas identificados valorizando práticas que desenvolvem inovações educativas e curriculares capazes de oferecer aos nossos discentes condições de aprendizagem adequadas às suas necessidades.

 Com base em modelos de gestão eficiente, profissionais motivados e elevado sentido ético de serviço público, queremos, “Fomentar a qualidade do ensino prestado, assegurar a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, desenvolver projetos de inovação e empreendedorismo de modo a incrementar a qualidade de vida a médio e longo prazo da Comunidade Escolar”, (Brito: 2014).

O Projeto Educativo deve apontar para um caminho que nos distinga dos outros agrupamentos, facilite a criação de uma imagem de marca, conducente à construção de um Agrupamento diferenciador, nomeadamente no que já temos; as Ciências do Desporto, as Tecnologias da Informação e Comunicação, O Teatro e a Cultura, através de vários projetos, da Centenária TUNA, do espólio herdado do Liceu Nacional de Évora, quer na riqueza de instrumentos e materiais  em acervo nos laboratórios de física, química, biologia e geologia, quer através da literatura dos séculos XVI, nos reservados da biblioteca, e preservados até aos nossos dias.

Este Agrupamento fruto de várias realidades culturais, sociais e económicas tem uma riqueza ímpar na cidade, junta o passado ao presente através de fontes de saberes diversificados e às necessidades da cidade e da região.

Este passado trouxe ao país importantes vultos das áreas das Ciências, da Literatura e da Cultura, tem no seu passado a referência para um presente que só poderá ser o da excelência.

Queremos criar as condições de um caminho que torne o Agrupamento atrativo de forma a ser procurado pela qualidade do seu ensino e pela diferenciação das suas ofertas.

Os princípios e valores orientadores do Projeto Educativo do AG4 Évora, e a sua missão como instituição educativa, decorrem do disposto na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Declaração sobre os Direitos da Criança, na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo. Nesta perspetiva, foram definidos princípios pedagógicos orientadores, baseados em valores como Responsabilidade,

 Liberdade, Justiça, Solidariedade, Cooperação e Inclusão. 

Mais nesta categoria: « Sobre Nós